Para o que você tem olhado, o ponteiro das horas, ou dos segundos?
- Clayton Hnediuk Melo
- 27 de ago. de 2022
- 2 min de leitura
Atualizado: 4 de set. de 2022

“Quando eu estava fazendo alguma coisa que gostava, e não queria que o tempo passasse rápido, eu olhava só para o ponteiro das horas, e sentia que tinha muito tempo, ia bem devagar. Então, em outros dias, quando eu tinha de suportar alguma coisa que doía por uma hora, por exemplo, eu olhava o ponteiro dos segundos e sentia que o velho tempo estava se apressando para me ajudar a passar logo. Hoje estou olhando para o ponteiro das horas porque não quero que o tempo passe depressa”
Trecho do livro : Pollyanna Moça
A infância existe no padrão de tempo do agora, centrada em cada momento e genuinamente despreocupada com o depois! A criança em sua inocência valoriza cada segundo por inteiro, vivendo a certeza da sensação de ter muito tempo de sobra mesmo que em apenas um minuto!
.
Depois de adultos, os segundos do nosso tempo insistem em fugir de nós. Vivemos correndo atrás de conseguirmos captura-los, como se fosse possível voltar a usá-los. É como se perdêssemos a habilidade de enxergar a vida daquela forma descomplicada da infância. A medida em que escolhemos nos envolver com as responsabilidades da vida adulta, travamos nosso olhar no ponteiro dos segundos e aceleramos nossas vidas tentando vencer antes que se complete a próxima hora.
Cada criança ao nosso redor, sejam filhos, sobrinhos ou apenas conhecidos, é um agente do tempo que toda vez que pede nossa atenção esta na verdade nos convidando a retornarmos nossa habilidade de desfrutarmos da singularidade de cada momento.
E que tal realizarmos mais atividades que nos fazem olhar para o ponteiro das horas?Que tal voltarmos a brincar como crianças? Que tal brincarmos com nossas crianças?
Com carinho,
Psi Sheila

Sheila Hnediuk de Melo
Sheila é psicóloga (nº de registro CRP 07/21963), especializada em Psicologia da Criança e do Adolescente, com pós graduação em Psicologia Clínica e Práticas Clínicas Mediadas por Tecnologias. Criadora do Clube de Atividades, um espaço que congrega inúmeras atividades como grupos, desafios, oficinas, palestras e brincadeiras para toda a família, com orientações sobre o desenvolvimento infantil.
Comentários